SEMANA VALENTINA

Mensagem do Presidente da Linnea, Tomaz Passamani.


     A ideia de constituição de uma Liga Nordestina de Astronomia (LINEA) foi proposta no ano de 2005, durante o 5o. EANE (ou I EINA), em Macéio - AL. O objetivo principal da LINEA seria congregar as diversas associações de astronomia amadora do Nordeste em projetos conjuntos. Durante o VIII EINA (12o. EANE), realizado em 2012, em Fortaleza - CE se decidiu
consolidar o projeto da LINEA. Um Conselho Gestor formado por representantes das diversas associações foi criado e uma Diretoria foi eleita para um biênio. 

   Em discussão no Conselho Gestor da LINEA foi decidido também estender a nossa atuação para a região Norte do país, passando a LINEA a se chamar LINNEA (Liga Norte-Nordestina de Astronomia). Como uma das primeiras ações da LINNEA estamos lançando uma revista digital chamada "Revista de Pesquisa da LINNEA" (RPL). O objetivo e desejo com esta revista é incentivar os astrônomos amadores do Norte-Nordeste a escrever e submeter artigos em formato científico. Outra iniciativa da LINNEA é a SEMANA VALENTINA, uma exposição com 22 painéis (tamanho A3) sobre grandes mulheres astrônomas e astronautas, e que recebe este nome devido ao nascimento da primeira mulher a ir ao espaço, Valentina Tereshkova, na semana da Mulher. Infelizmente, assim como a Física, a Astronomia é uma das disciplinas do conhecimento humano com menor percentual de participação feminina conforme dados da IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada). 

    Esperamos e torcemos para que isso mude. O ponto de vista feminino pode ser um diferencial para a resolução de muitos problemas nos campos da Astronomia e da Astronáutica. Os painéis a serem expostos foram produzidos por voluntários da LINNEA, sob organização de Saulo Machado (Gaea) e Diagramação de Jeová Junior e Kizzy Resende (CEAAL). Convidamos os Clubes de Astronomia Amadora do Norte-Nordeste, bem como de todo o Brasil, a montarem as suas exposições a partir desses painéis.

     As entidades de Astronomia interessadas podem fazer a impressão dos painéis a partir dos seus próprios meios ou procurar parcerias com o poder público ou patrocínios para a viabilização da exposição em sua localidade. A SEMANA VALENTINA também é uma homenagem às mulheres de todo o mundo. Esperamos que tal exposição incentive o futuro surgimento de novas astrônomas e astronautas do sexo feminino.

     Informações para o download dos painéis podem ser encontradas no Blog da LiNNEA: http://lineastronomia.blogspot.com.br - Sugerimos às entidades de astronomia que tentem expor os painéis em locais de grande visibilidade como equipamentos culturais ou em instituições de ensino. A exposição da SEMANA VALENTINA pode durar bem mais do que apenas uma semana e ser exposta em vários locais diferentes de suas cidades. Desejamos então uma boa SEMANA VALENTINA para todos. 


Tomaz Passamani
Presidente da LINNEA
Presidente da APA

3 comentários:

  1. Uau! Que bacana tudo isso! Encontrei por acaso este blog e adorei saber que existe o LINNEA e maia ainda a semana Valentina.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mesmo como ela disse el disse, a bianca Sousa

    ResponderExcluir
  3. Ilustríssimo Senhor (a) estou promovendo o meu livro Orbe Teorum .
    Através do https://orbeteorum.blogspot.com/, com o nome do livro, o livro contem novas teorias sobre formação das galáxias e dos sistemas planetários e como a vida surgiu na Terra, com um novo enfoque topológico e metodológico de campos de partículas.
    Meus agradecimentos
    Atenciosamente
    Osmar Cesar Pires

    ResponderExcluir